Cartografia

Elementos dos mapas

Todos os mapas contém elementos fundamentais para representar algo no espaço geográfico. Abaixo temos um exemplo de um mapa temático de localização de bacias hidrográficas:
Mapa de localização das bacias hidrigráficas dos rios Pequeno, Alto Cachoeira e Sagrado
Fonte: Monografia de Alexei Nowatzki
  • TÍTULO: A maioria dos mapas tem um título que quer dizer o que se refere o mapa. O título do mapa acima é “Mapa de localização das bacias hidrigráficas dos rios Pequeno, Alto Cachoeira e Sagrado”.
  • ORIENTAÇÃO: Os mapas dispõe na maioria das vezes de uma rosa dos ventos, que simplesmente deixa o mapa na orientação correta. Pode aparecer também apenas com o N do norte.
  • PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA: Todo mapa é feito com base em uma projeção cartográfica. Nem sempre esta informação está contida, mas pela fisionomia do mapa, é possivel perceber qual foi a projeção utilizada. No mapa acima, a projeção utilizada foi a de UTM. É possível notar que a grade de coordenadas está portanto, em metros.
  • ESCALA: A escala nos mapas pode aparecer de duas formas: Gráfica ou Numérica. No caso do mapa acima, a escala é gráfica. O “D” deste mapa é de 7km sendo o “d” aproximadamente 1,4cm.
  • SÍMBOLOS: Os símbolos, ou convenções, do mapa representam fenômenos ou características dos espaços mapeados. Estes podem estar representados por: Polígono, Linha ou Ponto. Como por exemplo, o polígono da bacia hidrográfica do rio Sagrado, a linha da BR-277 e o ponto representando a sede municipal do municípo de Morretes, no mapa acima.
  • LEGENDA: A legenda representa o que os símbolos do mapa querem dizer.


Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Me siga: https://www.instagram.com/gabrielgeografando/

Deixe um comentário