Cartografia

Qual a diferença entre o Mapa, Carta, Planta e Croqui

Escrito por Thales Peixoto

Você sempre se perguntou qual a diferença entre um mapa, carta, planta ou croqui? Aqui você conseguirá sanar a sua duvida, com esse post resumindo as definições.

Mapa

Mapa Geral do Brasil

É uma representação simplificada do espaço terrestre. Os mapas podem representar os continentes e oceanos, o relevo, rios, caminhos, povoações, etc. Existem mapas da Terra e dos países, existem plantas de cidades e de casas e existem cartas topográficas e cartas geológicas. São todos mapas!

Características:

  • representação plana;
  • geralmente em escala pequena;
  • área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), político-administrativos;
  • destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.

Segundo  o IBGE, a partir dessas características pode-se generalizar o conceito:

” Mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.”

Carta

Carta da Geologia de Portugal

São mapas temáticos que contêm informação geológica, como por exemplo os diferentes tipos de rochas, acidentes geológicos (falhas e dobras), locais onde se podem extrair substâncias minerais e localização de grutas, poços e nascentes, entre outros aspectos.

Características:

  • representação plana;
  • escala média ou grande;
  • desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática;
  • limites das folhas constituídos por linhas convencionais, destinada à avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes.

Da mesma forma que da conceituação de mapa, pode-se generalizar:

” Carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada de uma superfície planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais – paralelos e meridianos – com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, com grau de precisão compatível com a escala.”

 Planta

Planta da Construção de Belo Horizonte

São representações de áreas muito pequenas e com muitos pormenores, se restringindo a uma área muito limitada e a escala é grande, consequentemente o nº de detalhes é bem maior.

“Carta que representa uma área de extensão suficientemente restrita para que a sua curvatura não precise ser levada em consideração, e que, em consequência, a escala possa ser considerada constante.”

Croqui

 

Exemplo de Croqui.

Os Croquis são bem mais simples que os outros anteriores, dada que necessita somente da percepção do observador para se esboçar/representar a realidade em um papel, geralmente eles não possuem recursos semióticos (Escala, Norte, Fonte e etc) como os mapas, cartas e  plantas.

 

Sobre o autor

Thales Peixoto

Graduando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica. Estuda e desenvolve metodologias ativas de ensino utilizando principalmente as tecnologias digitais como ferramenta. Possui experiencia na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Geomorfologia, Mapeamento e Planejamento Ambiental.

Deixe um comentário