Climatologia Meteorologia

Albedo

Albedo é uma medida relativa da quantidade de luz refletida, o que ocorre sobre superfícies de maneira direta ou difusa. É portanto uma medida da reflectividade da superfície de um corpo.
A palavra deriva do latim albedus (=”esbranquiçado”), a partir de albus (=”branco”).
Albedo anual médio de 2003-2004 – céu limpo e céu completo (com nuvens)
Albedo pode ser definido como a razão entre a irradiância electromagnética reflectida (de forma direta ou difusa) e a quantidade incidente. É uma medida adimensional, isto é, sem unidades. A razão costuma ser apresentada por percentageme é um importante parâmetro radiométrico utilizado tanto em ciências atmosféricas,climatologia, sensoriamento remoto e emastronomia. A proporção refletido/incidente depende da freqüência da radiação considerada e assim podemos falar em albedo monocromático e pancromático (através de uma faixa do espectro eletromagnético). Se não estiver especificada, refere-se a uma média ao longo de uma banca espectral.
Se a superfície for suficientemente lisa, o albedo dependerá também do ângulo de incidência da radiação.
Exemplos: o albedo visível da superfície da neve recente é alto, em torno de 0.90 (90%), enquanto que o albedo da superfície oceânica é pequeno, da ordem de 0.10 (ou 10%).
A Terra tem um índice médio (pancromático) de 37% a 39% enquanto que a Lua tem cerca de 12%. Em Astronomia, o albedo dossatélites e asteróides pode ser utilizado para inferir acerca da composição da superfície, especialmente sobre a quantidade de gelo.
O albedo pode variar de 0 (escuro) a 1 (brilhante), quando não expresso em percentagem.  


Relação com a absorvidade

A energia incidente (I) se divide em parte refletida (R) (i.e., uma função do albedo), parte absorvida (A) e parte transmitida (T), de forma que se escreve: I=R+A+T, para expressar a conservação de energia.


Irradiância

Irradiância é definida como a densidade de fluxo radiativo, em unidades de potencia por unidade de área. É propriamente o fluxo de radiação.


Albedo espectral

Definido pela razão da irradiância refletida pela irradiância incidente para um determinado comprimento de onda espectral.




Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albedo

http://www.geografando.com/

Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Me siga: https://www.instagram.com/gabrielgeografando/

Deixe um comentário