Climatologia Meteorologia

El Niño e La Niña

     São fenômenos responsáveis por grandes alterações climáticas em algumas regiões mundo, esse fenômeno é considerado natural, acontecem independentes de ação humana. Essas mudanças ocorrem periodicamente, quando as águas do pacifico sul se resfriam ou se aquecem,enfraquecendo ou não os ventos alísios. Os ventos alísios quando ganham força empurram a massa de ar mais aquecida para ainda mais perto da costa australiana assim o vapor da água quente sobe e forma uma camada vertical de ar e viaja ate descarregar na costa sul-americana.
     Quando as temperaturas do oceano sobem acima do seu nível normal,ocorre o El nino,que acontecem aproximadamente nos meses de novembro, e quando ficam abaixo de seu nível normal ocorre o La nina, geralmente e percebido na primavera. 
     O fenômeno El nino, e um fenômeno que aumenta a temperatura de algumas regiões do mundo deixando o lugar mais quente que o normal. Ele ocorre em um período de 12 a 18 meses com intervalos de 2 a 7 anos, nesses intervalos ocorre o La nina que é o resfriamento do ambiente,ou seja deixando-o mais frio que o normal,esse fenômeno é responsável pela maior penetração das massas polares no território brasileiro. Os dois fenômenos provocam grandes prejuízos nas regiões que passam, prejudicando mais os setores agrícolas, estragando grandes plantações, ocasionadas pelas secas ou pelas enchentes.

s

s

Referências Bibliográficas: 
http://chicomarchese.com/material-para-aulas/fenomenos-climaticos-mudancas-climaticas-x-aquecimento-global/el-nino-e-la-nina/
Acessado em: 01/05/2012
Conexões estudo da geografia do Brasil; editora moderna; pagina 171.
Conexões estudo da geografia geral e do Brasil; editora moderna; pagina167.

Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Me siga: https://www.instagram.com/gabrielgeografando/

Deixe um comentário