Climatologia Meteorologia

Fenômeno Ilhas de Calor

     É um fenômeno climático que ocorre nas cidades com grande grau de urbanização. Sobre as ilhas de calor forma-se uma “cúpula” de ar pesadamente poluído. No caso de São Paulo, os ventos que sopram de zonas industriais periféricas – cidades do ABC Paulista, Osasco, Guarulhos, etc. – rumo ao centro da metrópole concentram quantidades ainda maiores de poluentes. Quando se chega á cidade, pode-se ver nitidamente uma nuvem cinzenta recobrindo-a. A ilha de calor pode ser percebida em períodos noturnos, pois a diferença de temperatura entre as áreas urbanas e rurais acontece ao anoitecer, pelo fato da área rural resfriar mais rápido do que a urbana, onde asfaltos e todo tipo de edificação recebem durante o dia luz e calor do Sol e esse fica retido por mais tempo.
     Um exemplo de uma cidade que sofre esse fenômeno é São Paulo, por está cidade conter um número elevado de edificações, asfalto, concreto, ou seja, ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. Uma conseqüência dessa cidade é que há pouca quantidade de área verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura. Ao contrário da área rural e florestal pelo fato de ter uma cobertura vegetal e não conter grandes números de edificações e asfaltos possibilitando o processo de evaporação e evapotranspiração, amenizando as temperaturas.
Medidas para evitar a formação de ilhas de calor urbanas:
• Criação de parques e preservação de áreas verdes .
• Diminuição e controle de emissão de gases poluentes pelo veículos e indústrias.
Exemplos de cidades que são ilhas de calor:
• São Paulo (Brasil)
• Rio De Janeiro (Brasil)
• Nova Iorque (Estados Unidos da América)
• Cidade do México (México)
• Pequim (China)
• Nova Deli (Índia)




Referências Bibliográficas: 
http://chicomarchese.com/material-para-aulas/fenomenos-climaticos-mudancas-climaticas-x-aquecimento-global/ilhas-de-calor/
Acessado em : 23/04/2012
http://confins.revues.org/6070
Acessado em: 23/04/2012
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-efeito-estufa/ilhas-de-calor-3.php
Acessado em: 24/04/2012
ARAUJO, Regina. Conexões Estudos de Geografia geral do Brasil. São Paulo: Moderna, 1ª ed., 2008, pág. 185

Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Me siga: https://www.instagram.com/gabrielgeografando/

Deixe um comentário