Climatologia Meteorologia

Furacões

Na atmosfera se estabelece uma variedade de circulações de diversas escalas.
Podem se construir desde brisas suáveis, a imensas colunas de vento, gerando movimentos que são conhecidos como furacões. 
Um furacão pode ter mais de 900 km de diâmetro e milhares de metros de altura. Uma vez formado seu movimento vai ser determinado pela interação dos ventes que ele próprio gera com ventos médios das áreas por onde passa.
Os furacões se diferenciam dos ciclones extratopicais que se formam em regiões de baixa pressão e apresentam temperaturas baixas no centro com ventos girando ao mesmo sentido.
O furacão tem ventos com maior velocidade embora também se formem em águas quentes tropicais de baixa pressão, porém seus ventos seus ventos giram em sentidos opostos.Os furacões apresentam de 1-5 na escala Saffir simposon de acordo com a velocidade registrada do vento.Os furacões ou tufões como também são conhecidos causam inundações, tempestades e danos significativos à população. 






Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Deixe um comentário