Climatologia

Tempo e Clima

Tempo e Clima, são termos comumente bastante confundidos, embora ambos estão relacionados com as dinâmicas da atmosfera. O Tempo, objeto de estudo da Meteorologia, é considerado todo o processo que está acontecendo no presente na Atmosfera, como por exemplo dizer que o dia está chuvoso ou seco. São as condições atuais da Atmosfera.
1)
2)
3)
Geada em Curitiba (1), tempo chuvoso (2) e seco (3) em São Paulo
Fontes: http://www.flickr.com/photos/brunotetto/2587224992/; http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,chuva-deixa-zonas-sul-sudeste-e-leste-de-sp-em-alerta,488785,0.htm; http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/sp-deve-ter-tempo-seco-ate-a-proxima-quinta-feira-20100420.html
   
Clima, estudado pela Climatologia, segundo o glossário do IPCC é:
(…) num sentido restrito é geralmente definido como “tempo meteorológico médio”, ou mais precisamente, como a descrição estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico num período de tempo, que vai de meses a milhões de anos. O período clássico é de 30 anos, definido pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Essas quantidades são geralmente variações de superfície como temperatura, precipitação e vento. O clima num sentido mais amplo é o estado, incluindo as descrições estatísticas do sistema global.
A partir disso, conseguimos definir os tipos de climas que ocorrem nas diversas regiões do Brasil e do Mundo, conforme as figuras abaixo:
 
Os climas do Brasil
Fonte: http://blogbook-afn.blogspot.com/2010/08/mapa-mundial-clique-no-mapa-exibir_08.html
Os climas do Mundo
Fonte: http://professormarcianodantas.blogspot.com/2011/06/tipos-de-clima.html




Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/


Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Deixe um comentário