Curiosidades

29 de Maio – Dia do Geógrafo

Escrito por Thales Peixoto

Nesta segunda dia 29/05 iremos comemorar o dia do geógrafo criado no Brasil em 1936. Este dia tem um grande significado pois coincide com a data de criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A profissão relacionada a geografia no Brasil é regulamentada para os bacharéis pela lei n° 6.664 de 26/6/79, e Decreto n°85.138 de 15/12/80; e para os licenciados pela Lei n° 7.399 de 04/11/85, e Decreto n° 92.290  de 10/01/86. Segundo a legislação o geógrafo deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de sua região.

Um geógrafo pode atuar em diversas áreas de conhecimento, iremos citar algumas delas:

  • Geografia urbana: essa área estuda relações sociais no espaço das cidades, analisa processos de transformação de lugares, regiões e paisagens.
  • Geografia agrária: essa área realiza estudos sobre o meio rural, sobre condições naturais favoráveis ao uso de determinada técnica agrícola ou pecuária em seu meio.
  • Geopolítica: essa área estuda o comportamento do Estado frente ao poder e domínio de determinado território.
  • Demografia: estuda a dinâmica populacional, envolve saldo de crescimento e índices de migração de forma local e global.
  • Geografia econômica: estuda as transformações exercidas no meio pelas atividades econômicas, como indústria, comercio e agricultura.
  • Geografia cultural: estuda as culturas, compreende suas distribuições e a forma como elas modificam e são modificadas ao longo do tempo.
  • Geografia da religião: estuda as transformações no mundo através da religião, estuda relações entre o espaço sagrado e o profano e a pratica das mais diversas religiões.
  • Climatologia: estuda a atmosfera e as transformações ocorridas ao longo do tempo.
  • Hidrografia: estuda os recursos hídricos, cursos d’água e bacias de drenagem.

“O Astrônomo” por Johannes Vermeer, 1668 (MFA Boston)

A geografia foi importante para o homem desde os primórdios da humanidade, quando ele precisava de água e abrigo. Hoje em dia, essa ciência se expandiu e o trabalho do profissional geógrafo é de grande abrangência. Ele pode atuar em inúmeros campos de conhecimento, como por exemplo, economia, urbanismo, biologia, sociologia e muitos outros. A geografia é uma ciência horizontal, por isso aborda diversos conhecimentos a partir de uma categoria própria, ou seja, o espaço geográfico, por isso pode se relacionar às mais diversas áreas de atuação.

Aziz Ab´Saber, um dos grandes geógrafos Nacionais

A função mais importante do geografo é compreender as manifestações socioespaciais, estudar sobre técnicas e ações humanas e sua influência no espaço, território e regiões e a forma como esses lugares se transformam com o passar do tempo.

Na Atualidade as áreas de meio ambiente e de geoprocessamento são as que mais têm exigido a atuação do geógrafo. Porém, devido sua formação generalista e facilidade para coordenar equipes multidisciplinares, as possibilidades de atuação do geógrafo são inúmeras. Exemplificando, tanto podemos encontrar um geógrafo em um órgão público, coordenando a elaboração do plano de contingência para áreas de risco, quanto podemos encontrá-lo desenvolvendo um estudo de geomarketing para indicar os melhores locais para a instalação das novas lojas de uma determinada franquia.

Em nosso país, a atuação do geógrafo sempre teve um forte vínculo com as Engenharias. A partir da reformulação do sistema CONFEA/CREA, em 1966, as profissões que compunham o Conselho foram, uma a uma, regulamentadas. Em 1979 foi a vez da regulamentação da profissão de geógrafo. Desde então, assim como acontece com outras categorias profissionais, constantemente são discutidas as competências atribuídas ao geógrafo. O fato é que este profissional pode atuar em um amplo leque de atividades, garantidas por lei e fiscalizadas pelo conselho de classe.

Portanto,  todo dia 29 de maio realizamos esta homenagem em reconhecimento aos geógrafos presentes nas mais diversas áreas de conhecimento, pelo Brasil. Parabéns ao Geógrafos!

Sobre o autor

Thales Peixoto

Graduando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica. Estuda e desenvolve metodologias ativas de ensino utilizando principalmente as tecnologias digitais como ferramenta. Possui experiencia na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Geomorfologia, Mapeamento e Planejamento Ambiental.

Deixe um comentário