Curiosidades

Incrível: É possível extrair gasolina de PNEUS

Já pensou transformar pneus velhos em gasolina? Parece mentira, não é? Mas no ambiente científico isso é possível. Em uma pesquisa do doutor em tecnologias energéticas nucleares pela UFPE, Flávio Ferreira, ele mostra que é possível fazer isso. Uma tonelada de pneus velhos foi convertida em cerca de 300 litros de combustível.
Isso pode ser uma forma alternativa para destinar os pneus usados, que na maioria das vezes ficam expostos em lixões ou simplesmente são queimados em terrenos, ocasionando a poluição do ar e do solo. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apenas 6,74% da reciclagem de pneus no país é feita no Nordeste.
De acordo com Ferreira, a transformação consiste em derreter os pneus numa máquina de aço inoxidável, utilizando-se como energia os próprios gases produzidos pela decomposição do material, e claro, sem a presença de oxigênio para que não ocorra explosão e geração de monóxido de carbono. O resultado é a produção de um óleo escuro, de uma mistura gasosa, aço e negro fumo.
O líquido recolhido é destilado e transformado em gasolina. “As características são semelhantes às do combustível que é vendido no mercado. O índice de octanagem, que indica a qualidade dela, chega a 79,6 kg/cm3. A do comércio é 80 kg/cm3, mas tem adição de álcool e a nossa não”, disse Ferreira.
Fonte: Diário de Pernambuco

View the original article here

Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Deixe um comentário