Documentários

Sobre Rochas globosat download Torrent

Escrito por Gabriel Caldeira
   Apresentada pelo geógrafo e professor da PUC-RJ Marcelo Motta, “Sobre Rochas” é uma série em estilo documental que trata de um assunto inédito na TV brasileira: as montanhas do Rio de Janeiro. Envolve o telespectador para mostrar curiosidades sobre a formação das montanhas no Rio de Janeiro, onde o ambiente e as relações das pessoas no seu entorno criam vivências culturais diversas. Com 13 episódios de 26 minutos cada, “Sobre Rochas” tem direção de João W. Faissal e produção executiva de Roberto Faissal. Cada episódio, além das visitas às rochas, mostra entrevistas com especialistas e pessoas que usam ou vivem junto a esses monumentos geológicos, trazendo curiosidades, surpresas e conhecimento. Os episódios abordam o Corcovado; Pedras da Gávea, Bonita e Agulhinha; Picos da Tijuca, Papagaio e Archer; Pico do Grajaú; Morro Dois Irmãos; Serra de Guaratiba, Prainha e Grumari; Pico da Pedra Branca e Camorim; Pedra do Arpoador; Morros do Cantagalo, Cabritos, Saudade, São João, Babilônia e Leme; Serra do Mendanha; Ilhas Cagarras e Tijucas; Pão de Açúcar e Morro da Urca e Morros do Centro, Carioca e Santo Cristo. A série visita as mais belas paisagens da cidade — e mostra esses lugares de um ângulo que a maioria dos mais escolados autóctones nunca viu.
 
   Marcelo Motta, além de geógrafo, tem o dom da palavra, o que fez dele uma ótima figura para a televisão. Motta percorre esses pontos-chave e vai esclarecendo, do ponto de vista da topografia e da geologia, os motivos de a cidade ter se instalado desta ou daquela maneira. Por exemplo, num dos episódios, ficamos sabendo que Copacabana e Leme já foram praias separadas por uma pedra alta, a do Inhangá. Ela acabou implodida para ceder lugar à construção da piscina do Copacabana Palace e do Edifício Chopin. O apresentador passeia pelo bairro explicando também as razões da localização dos seus túneis de acesso (o tipo de rocha, onde ela é mais macia e a perfuração requerida, menos extensa). 

 

Mas o corolário de informação científica fornecida por ele não se limita às pedras. O geógrafo abre uma vista para a história, a sociologia etc. Ele constrói também uma teoria sobre a vocação natural de Copacabana para a mistura de classes. Quem aprecia a paisagem da cidade terá ainda mais motivos para isso. 
 
De quebra, Motta não é daqueles nostálgicos que acham que a ocupação humana feriu o que deveria ter permanecido intocado. “Sobre Rochas” faz jus ao duplo sentido do título. Fala de antes e de depois, entendendo que não há volta. Tudo isso de um jeito ao mesmo tempo realista e romântico.
 
 
 
 
 
 
 
sobre rochas globosat
sobre rochas globosat youtube
sobre rochas globosat download
programa sobre rochas globosat

Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Deixe um comentário

4 Comentários