Geomorfologia

Assoreamento

Uma das consequências dos processos erosivos, é o assoreamento. Este pode ser definido como uma obstrução feita por sedimentos (areia, argila), em algum rio, estuário, baía, lago, canal, entre outros. Esta obstrução causa uma certa redução do fluxo hídrico, pois como após um processo erosivo, o sistema acaba por receber uma enorme quantidade de sedimentos, este tende a perder profundidade e aumentar as suas margens. 
 
Assoreamento de um rio
Fonte: http://www.igc.usp.br/index.php?id=303
Assoreamento de um rio
Fonte: http://www.geologiadobrasil.com.br/vossoroca.html
Os prejuízos são causados tanto em questões ambientais, como desequilíbrio da fauna e flora aquática, bem como econômicas, como acontece no litoral do Estado do Paraná que tem suas baías litorâneas de Antonina e Paranaguá assoreadas em função dos processos erosivos que acontecem nas bacias hidrográficas que drenam para o litoral. Detalhe na foto abaixo, que em 2002 (foto b) existe bancos de areia no meio da baía que existe até vegetação.
Fotografias de 1930 (a) e 2002 (b) ilustrando o assoreamento da baía de antonina
Fonte: Monografia de conclusão de curso de Alexei Nowatzki (NOWATZKI, 2010) retirada da tese de doutorado de Eduardo Vedor de Paula (PAULA, 2010)
No litoral do Estado do Paraná o assoreamento atinge áreas de navegação portuária nas baías de Antonina e de Paranaguá e as dragagens constituem as principais soluções adotadas pelo Estado na tentativa de solucionar este problema, mas, o seu alto custo de execução, atrelado à dificuldade de se licenciar áreas de despejo, vêm tornando esta estratégia inviável. Para se entender melhor o processo de assoreamento, deve-se localizar quais são as áreas fontes de sedimentos dentro das bacias hidrográficas que drenam para as baías do litoral e a sua dinâmica no contexto hidrográfico (NOWATZKI et al., 2010).




Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/

Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Deixe um comentário