Geologia Geomorfologia

Formas de Relevo – Planalto, Planície, Depressão e Montanha

Formação de relevo:
 O relevo corresponde a irregularidades contidas na superfície terrestre. Sua formação pode ser de origem interna ou externa.
 Quando ocorre de origem interna, pode ser ocasionada pelo magma, substância extremamente quente encontrada no interior da terra, que quando atravessa a superfície terrestre através de erupções de vulcões, depois de um tempo esfria formando rochas magmáticas. Um exemplo de rocha de origem interna é o granito, muitas vezes usado para confecção de pisos e bancadas para uso doméstico.
 Rochas de origem externa sofrem constantemente as ações de processos químicos, físicos e biológicos, passando assim por constantes mudanças.
 Formas de relevo:
Planalto: São áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados. 
    
Planície: É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.
Depressões: As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.

Montanhas: As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acabam se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Existem também as montanhas formadas por vulcões. Quando há um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Vídeo explicativo:
            
Fontes: Diego Fonseca (2012). Formação de relevo. Acedido em 01 de Maio de 2012. Em http://diegofonseca.blogspot.com.br/  /  Sua Pesquisa (2012). Formas de relevo. Acedido em 01 de Maio de 2012. Em http://www.suapesquisa.com/ .

Sobre o autor

Gabriel Caldeira

Técnico Ambiental, Blogueiro, youtuber, adepto a esportes radicais em meio a natureza, professor de geografia e de vários cursos virtuais, atualmente está cursando Geografia na PUC Minas. Trabalha incansavelmente, para promover o compartilhamento de informações relevantes na rede, escreve, grava, edita e compartilha todo tipo de coisa que envolva a geografia.
É aspirante a documentarista, engajado nas causas ambientais e sempre caminha no sentido da inovação.

Me siga: https://www.instagram.com/gabrielgeografando/

Deixe um comentário